O cavalete de gás é um equipamento indispensável para as indústrias que utilizam o gás combustível.
Ele é necessário para garantir as condições de segurança do sistema de gás na empresa.
Neste artigo, vamos entender como funciona o cavalete de gás e como ele pode auxiliar na sua indústria. Aproveite sua leitura!
O que é um cavalete de gás?
É chamado de cavalete de gás, o conjunto de componentes montados em uma sequência específica, seguindo as orientações da norma NBR 12313, necessários para garantir de forma segura o fornecimento do gás combustível a um sistema de combustão.
Os cavaletes de gás são dimensionados para receber o gás combustível, por intermédio de uma rede interna de gás, um conjunto de tubulações que direcionam o gás do reservatório de entrada para a área de queima (Casa de caldeiras, fornos, etc..).
A norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aplicável a sistemas de combustão a gás, instalados em estabelecimentos comerciais e/ou industriais é a NBR 12.313 – “Sistema de Combustão – Controle e Segurança para Utilização de Gases Combustíveis em Processos de Baixa e Alta Temperatura.” de setembro de 2000.
Essa norma determina os equipamentos e componentes mínimos necessários para se confeccionar um cavalete de válvulas para queimadores a gás.
Ela prevê a utilização de três tipos de Cavaletes (Linhas de Gás) dependendo a energia térmica liberada na câmara de combustão, sendo:
Tipo I: Até 1.000.000 kcal/h (1.200 kW)
Tipo II: Acima de 1.000.000 kcal/h (1.200 kW) até 4.300.000 kcal/h (5.000 kW)
Tipo III: Acima de 4.300.000 kcal/h (5.000 kW)
Essa norma determina que os componentes do cavalete obrigatoriamente tenham sido desenvolvidos para aplicação específica com uso de gás combustível.
Quais são e para que servem os componentes do cavalete de gás.
Válvula de Bloqueio Manual (HV)
Válvula operada manualmente, instalada na linha de alimentação de gás, a montante (entrada) de todos os outros componentes, com propósito de abertura completa ou fechamento total do suprimento de gás.
Filtro para Gás (F)
O filtro para gás é um equipamento destinado a filtrar as impurezas provenientes da rede de gás, tais como carepas de soldas, pó da corrosão, etc…, deve ser instalado a jusante(saída) da válvula principal de bloqueio manual do gás, para proteger os demais componentes da linha de suprimento de gás de depósitos e erosão devido aos particulados.
Manômetro (PI)
O manômetro é o equipamento destinado à medição da pressão interna da tubulação de gás, é chamado de alta pressão aquele instalado a montante (entrada) da válvula reguladora de pressão e de baixa pressão aquele instalado a jusante (saída) da válvula reguladora de pressão.
Registro Manual para o Manômetro (HV)
Sob o manômetro é instalado uma válvula visando o bloqueio deste equipamento por ocasião de uma manutenção ou calibração periódica. Geralmente são utilizadas válvulas do tipo Esfera, Ponta de Agulha ou Push Button.
Válvula de Bloqueio por Sobrepressão ou Shut-Off (PSV)
Válvula de bloqueio operada pela pressão do gás, com rearme manual, instalada a montante (entrada) do regulador de pressão, com sensoramento de pressão a jusante (saída), e ajustada de modo a bloquear a passagem do gás em caso de elevação de pressão.
Esta válvula é requerida quando os demais componentes do sistema de combustão não suportam a máxima pressão de fornecimento de gás.
Válvula Redutora de Pressão (PCV)
O regulador de pressão deve ser instalado para controlar a pressão de fornecimento do gás (alta pressão), para a pressão de operação requerida nos queimadores.
Válvula projetada para manter constante a pressão a jusante (saída), independentemente de variações de vazão e ou pressão a montante (entrada).
Válvula de Alívio Parcial de Pressão (PRV)
Sua função é eliminar o excesso de pressão causado pelo fechamento repentino das válvulas de bloqueio automático (NF), permitindo o fluxo de gás sempre que a pressão ao seu montante(entrada) superar um valor pré-ajustado.
Pressostatos de Segurança de Mínima (PSL) e de Máxima (PSH)
São equipamentos destinados a interromper ou ligar um determinado circuito elétrico quando a pressão ajustada for alcançada.
Deverão ser utilizados 2 pressostatos, sendo um para a proteção contra Baixa Pressão (mínima) e outro para a proteção contra Alta Pressão (máxima) de Gás.
Válvulas de Bloqueio Automático – NF (SV)
O sistema de bloqueio de segurança deverá ser formado por 2 Válvulas de Bloqueio Automático Normalmente Fechadas (NF) instaladas em série na linha de gás.
Válvulas de Descarga Automática para o Vent – NA (SV)
As Válvulas de Descarga Automática, devem ser do tipo NA (Normalmente Aberta) e devem ser utilizadas em sistemas com potência térmica superior a 1.000.000 kcal/h (1.200 kW), sendo instalada entre as 2 válvulas de bloqueio (NF), com saída livre para a atmosfera (vent.)
Interruptor de fim de curso para a válvula de Vent (ZSL)
O fim de curso deverá ser instalado na Válvula de Descarga Automática – NA, para que haja a confirmação automática e independentemente da posição aberta ou fechada da válvula.
Esta confirmação deverá estar integrada a sequência operacional de partida.
Detector Visual de Vazamentos – Borbulhador (BG)
O Borbulhador tem como finalidade indicar a existência de vazamentos de gás e sua descarga contínua para a atmosfera, sendo sua instalação requerida na saída da válvula de alívio e saída da válvula de descarga automática (NA).
Sistema de comprovação de estanqueidade (TC)
É o sistema que possibilita a identificação da ocorrência ou não de vazamentos de gás, através do sistema de bloqueio de segurança. A sua função é garantir que as Válvulas de Bloqueio Automático Normalmente Fechadas (NF) sejam 100% estanque.
O sistema de Teste de Estanqueidade, poderá ser feito diretamente nas válvulas de bloqueio automático por intermédio de um aparelho eletrônico dedicado ou por intermédio de um desvio (by-pass) e pressostato.
A Mainflame é especializada no dimensionamento, projeto e na fabricação de cavaletes de gás, com mais de 10 anos de experiência no mercado desenvolvendo projetos personalizados de alta performance para atender as necessidades específicas do cliente.
Nossos cavaletes são projetados e dimensionados seguindo as recomendações da norma nacional (NBR 12313), mas atendendo a necessidade do cliente/projeto, também seguimos as recomendações de algumas normas internacionais, tais como NFPA 85/86, Certificações UL, FM Approvals e SIL.
Desse modo podemos garantir uma operação eficiente e segura do sistema de combustão.
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Até a próxima!