O queimador a gás infravermelho industrial é um tipo de equipamento que pode ser utilizado em uma variedade de aplicações de aquecimento e secagem.
Neste artigo, você vai conhecer melhor o queimador a gás infravermelho industrial e entender como ele funciona. Além disso, vamos mostrar algumas das principais vantagens deste equipamento. Aproveite sua leitura!
O que é um queimador a gás infravermelho industrial?
O queimador infravermelho, é um equipamento composto por um corpo em material metálico onde são montadas uma peça cerâmica porosa e uma tela metálica na superfície.
Também pode ser fabricado com uma fibra metálica produzida com metais resistentes à altas temperaturas que pela sua maleabilidade esses queimadores podem ser confeccionados em forma plana, cilíndrica ou cônica.
Sua combustão se faz na saída do material refratário, onde a chama produzida aquece a superfície da tela metálica ou fibra, sendo o calor transmitido principalmente por radiação infravermelha.
Essa absorção de calor resulta na elevação da temperatura do objeto ou material. Esses equipamentos podem fornecer calor intenso em um curto período, o que o torna ideal para muitas aplicações.
Ele pode ser utilizado em uma variedade de aplicações, sendo normalmente alimentado por gás natural ou propano, que transmitem o calor através da radiação, evitando qualquer contato direto do material a ser aquecido com as chamas.
Os queimadores infravermelhos industriais a gás são mais eficientes do que os tradicionais de chama aberta, pois direcionam o calor apenas para o objeto ou material que está sendo tratado.
Isso significa que menos energia é desperdiçada aquecendo o ar circundante. Além disso, os queimadores infravermelhos industriais a gás não produzem fumaça nem chama visível, tornando-se uma opção mais segura para muitas aplicações.
Qual a diferença entre um queimador convencional e um queimador a gás infravermelho?
Além da forma construtiva, uma das diferenças entre os dois tipos de queimadores é a forma como o calor é transferido para o objeto.
No queimador convencional, o calor é transferido por condução ou convecção e no queimador a gás infravermelho, o calor será transferido por radiação e convecção.
Existem basicamente 2 tipos de queimadores Infravermelho ou Infrared.
O Queimador Infravermelho Cerâmico elétrico: que consegue atingir maior potência com área menor, pois a cerâmica ajuda na troca de calor;
O Queimador Infravermelho a gás: este tipo de queimador é comum em secagem de produtos (alimentos, grãos, papéis, tecidos, cerâmicas), onde se substitui o uso das resistências elétricas pelo gás.
Vantagens do uso de um queimador a gás infravermelho industrial?
O queimador a gás infravermelho é um equipamento extremamente eficiente e versátil, capaz de realizar diversas tarefas em um ambiente industrial.
Sua principal vantagem é a capacidade de emitir grandes quantidades de calor em um curto espaço de tempo, pois com uma pequena inércia térmica pode atingir a plena carga em até 5 segundos.
Além de sua homogeneidade no fornecimento de calor, na forma de radiação e convecção, apresenta um maior controle das emissões devido à passagem dos gases de exaustão através de um leito cerâmico macro poroso, ou seja, é um equipamento totalmente sustentável, não emitindo resíduos tóxicos para a atmosfera e mantendo os padrões exigidos para preservação do meio ambiente.
Outra grande vantagem é a sua longa vida útil, pois é construído para resistir às condições mais adversas do ambiente industrial.
Além disso, esse modelo de queimador é mais seguro e confiável, podendo ser operado por qualquer pessoa com treinamento adequado.
Aplicações do queimador a gás infravermelho industrial
O queimador infravermelho a gás é um equipamento de aquecimento e pode ser aplicado em diversos equipamentos de diferentes finalidades, tais como:
- Secagem de grãos e sementes
- Secagem de madeira e outros materiais.
- Secagem de pintura e serigrafia
- Cura de tintas e vernizes.
- Estufa de planta,
- Granjas (Aviários)
- Laminação à frio e aquecimento localizado.
- Aquecimento de recinto externo.
O queimador a gás infravermelho também é bastante utilizado na indústria têxtil e celulose para secagem de tecidos e papéis e também em indústrias de pisos e azulejos.
Por não emitir resíduos tóxicos, esse modelo de queimador é aplicado para a cura de panelas, especialmente esmaltadas e em teflon.
Precisando de Aquecimento Industrial? Fale com a Mainflame
Estamos no mercado há mais de 10 anos, a Mainflame oferecendo soluções inteligentes e de qualidade comprovada para atender diversos segmentos industriais.
Em nosso portfólio contamos com uma ampla linha de queimadores industriais que são soluções de primeira linha para potencializar a produção industrial de qualquer setor.
O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades como essa.
Até a próxima!