(11) 2308-6128 | (11) 97413-5218 vendas@mainflame.com.br
Escolha uma Página

O queimador para caldeira é um dos itens essenciais para manter o pleno funcionamento da caldeira e gerar a energia necessária para a produção industrial.

Manter os queimadores para caldeira devidamente regulados potencializam o seu uso, auxilia na prevenção de acidentes e ainda contribui para o meio ambiente.

Elaboramos esse artigo sobre a importância da regulagem adequada do queimador para caldeira e as formas corretas de realizar esse procedimento. Continue conosco!

 

 

A importância da regulagem de queimador para caldeira

 

A regulagem do queimador para caldeira faz parte da rotina de manutenção dos sistemas geradores de energia industrial.

Anteriormente, a ISO 14001, que regulamenta a Gestão Ambiental, englobava todas as emissões provenientes da queima de combustíveis.

Hoje temos a ISO 50001, que regulamenta a Gestão de Energia. Isso intensificou a preocupação com os impactos que a queima industrial pode trazer ao meio ambiente.

Realizar a regulagem do queimador para caldeira proporciona diversos benefícios à indústria, não só na preservação ambiental como na sua atividade operacional.

O queimador para caldeira é um componente fundamental para diversos segmentos industriais, como petroquímicas, alimentícias, têxteis, automobilísticas, celulose, dentre outras.

O bom dimensionamento e regulagem do queimador para caldeira, em conjunto com os componentes do sistema de combustão, podem garantir uma melhor eficiência de queima com consequente redução no custo de combustíveis. Gerando uma maior economia para a empresa.

Além da economia, outros benefícios podem ser apontados quando a regulagem do queimador de caldeira é efetuada periodicamente:

  • Menor emissão de poluentes no ar.
  • Maior produtividade e otimização operacional, proporcionando um processo de aquecimento com custo-benefício favorável.
  • Aumento da segurança dos colaboradores.
  • Melhora do desempenho de equipamentos e aumento de sua vida útil.

Outra vantagem da regulagem frequente do queimador para caldeira é de garantir um processo de queima mais limpo e sem grandes perdas, aumentando a eficiência dos equipamentos.

 

 

Como realizar a regulagem do queimador para caldeira?

 

A regulagem do queimador para caldeira faz parte da rotina de manutenção dos sistemas geradores de energia industrial.

Antes de realizar o procedimento de regulagem do queimador para caldeira, é importante definir quais são os objetivos da regulagem:

  • Promover economia de combustível.
  • Diminuir a emissão de poluentes.

 

A regulagem do queimador, por si só, pode não atender aos objetivos almejados. O tipo de queimador e o projeto do sistema de combustão também influenciam nessa questão.

Os analisadores de gases de combustão são equipamentos fundamentais para se verificar a correta regulagem do queimador da caldeira. No mercado existem diversos modelos de analisadores.

Os modelos de analisadores portáteis de células eletroquímicas são os mais utilizados. Eles indicam os percentuais da base seca de Oxigênio (O2), Dióxido de Carbono (CO2), Monóxido de Carbono (CO) e Óxidos de Nitrogênio (NOx).

Os analisadores geralmente possuem uma sonda que realiza a coleta e armazenamento das amostras para análises dos produtos de combustão, com sensores de temperatura, que informam a eficiência da combustão.

Em alguns casos, quando os produtos da combustão possuem altas temperaturas, acima de 800 °C, agregados a altos níveis de partículas, o armazenamento das amostras precisa ser realizado de maneira específica, para não causar danos ao analisador.

Uma das dificuldades no momento da regulagem de queimador para caldeira é manter a posição da sonda adequadamente para obter uma boa amostra dos produtos da combustão.

No caso das amostras de gases, a dificuldade é na identificação do ponto ideal para realizar a coleta. O indicado é realizar o processo após o fim da chama em zona de pressão positiva. Ela evita que a infiltração do ar externo cause a diluição da amostra.

O ponto ideal de coleta considerando a temperatura para calcular a eficiência é manter a sonda no plano transversal ao fluxo dos produtos da combustão, quando os gases não realizam mais troca de calor.

Dessa forma, é possível definir a eficiência de combustão a partir do calor emitido pelo combustível durante o processo térmico.

Em relação aos analisadores para regulagem do queimador de caldeira, existem os modelos que indicam a presença de carbono não queimado, conhecido como “smoke tester” ou “bomba de fumaça”.

Esse tipo de analisador utiliza o deslocamento de um volume de produtos da combustão através de um êmbolo em papel filtro. Por deixarem uma impressão circular, é possível comparar a concentração da cor com o Índice Bacharach, que possui uma escala com níveis de cores, desde cinza até o negro.

A análise de fumaça com esse processo é bastante utilizada para sistemas de combustão e queimadores de caldeira que utilizam combustíveis sólidos e líquidos.

A análise dos produtos da combustão também pode ser realizada em laboratório, mas essa prática é geralmente realizada para a emissão de laudos exigidos pelos órgãos ambientais.

Uma das vantagens de utilizar os analisadores portáteis é permitir que a regulagem adequada do queimador para caldeira seja efetuada imediatamente.

O sucesso da regulagem do queimador para caldeira garante a redução do excesso de ar de combustão, mantendo níveis ideais de partículas não queimadas, como hidrocarbonetos e monóxido de carbono (fuligem). Esse processo oferece mais economia, já que proporciona um menor consumo de combustível.

A economia operacional durante a queima de combustível pode ocorrer logo após a regulagem do queimador para a caldeira. Isso pode ser identificado quando a temperatura dos produtos da combustão estiver elevada, mesmo após cessar a troca de calor.

Vale ressaltar que processos que apresentam baixa temperatura, como é o caso de caldeiras de vapor saturado ou aquecedores de água, possuem menor eficiência em relação aos equipamentos de tratamento térmico que não aproveitam o calor.

Para garantir a eficiência do queimador para a caldeira, o ideal é elaborar um cronograma de manutenção preventiva e monitoramento da regulagem.

Além de garantir menor consumo de combustível e preservar o meio ambiente, a regulagem adequada garante mais eficiência ao queimador para caldeira, aumentando a produtividade da indústria.

 

Mainflame é especialista em regulagem de queimador para caldeira

 

Além de trabalhar com produtos de qualidade e procedência, a Mainflame também garante serviço de excelência para regulagem de queimador para caldeira.

Com a Mainflame, sua indústria pode contar com profissionais experientes em processos de combustão industriais, que vão garantir a sua rotina operacional.

Quando precisar de regulagem de queimador para caldeira, entre em contato com a Mainflame.

 

Esse artigo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!