O Brasil é o maior exportador de grãos do mundo, e a produção por aqui acontece o ano todo, a todo vapor! Mas como conservar os grãos por longos períodos de tempo que são necessários tanto para a armazenagem do produto, até sua exportação? Para essa situação utilizamos um sistema de secagem por intermédio de um gerador de gás quente!
Sem esse mecanismo, as indústrias agrícolas com certeza estariam bem longe de ser a potência que são hoje, graças a essa tecnologia que chegou para revolucionar todo um mercado, e chegou para ficar!
Essa é só uma das aplicações deste equipamento, mas se você quer descobrir tudo sobre o gerador de gás quente e suas principais funcionalidades, veio ao lugar certo! Nesse guia completo, você vai aprender como ele funciona na prática, e quais são as suas vantagens.
O que é um gerador de gás quente?
Vamos supor que você é um iniciante nesse mundo e não sabe absolutamente nada sobre os tão populares geradores de gases quentes! Então, o primeiro passo e mais importante, é você primeiramente entender o que é esse dispositivo, e como ele funciona na prática.
Muitos produtos agrícolas, principalmente os grãos, logo após a colheita devem passar pelo processo de secagem, esse que é um dos estágios mais importantes para a qualidade do produto final. Algumas estratégias são utilizadas pelas indústrias de grande porte, para uma secagem artificial mais rápida e eficaz, como no caso do uso do gerador de gás quente.
Também conhecido como forno gerador de gás quente, esse dispositivo foi desenvolvido e projetado para assegurar a queima completa do combustível, de uma forma muito eficiente e principalmente, continua! Com ele, o aproveitamento da energia é liberado na combustão, permitindo com que se tenha um maior rendimento térmico, o que é uma grande vantagem nas indústrias de grande escala de produção.
E como é que esse equipamento funciona na prática? Primeiramente, é muito importante que você entenda que um eficiente gerador de gás quente deve se basear nos 3 T’s da combustão ideal, que são: temperatura, tempo e turbulência. Para que uma combustão ocorra de forma completa e satisfatória, o ar deve-se misturar ao combustível de forma homogênea e no tempo correto. Assim, é possível obter o aquecimento do combustível até que a sua ignição seja autossustentável.
Um gerador de gás quente queimando gás, é constituído por um queimador a gás acoplado a uma fornalha, que será responsável pelo processo de combustão, liberando energia térmica. O ar de diluição passa por uma “camisa” externa permitindo um melhor controle entre a mistura de ar limpo e gases de combustão. Além disso, a composição também leva as entradas de ar que são reguláveis e capazes de permitir a passagem de ar para o interior da fornalha, e as saídas dos gases, que são algumas aberturas por onde os gases resultantes da combustão são completamente eliminados.
Também poderá ser projetado para a queima de combustíveis sólidos, nesse caso haverá uma grelha, que é a estrutura responsável por manter o combustível sólido em constante movimento e o cinzeiro, onde será depositado os resíduos dessa combustão.
Quais são as vantagens de um gerador de gás quente?
Como você viu, o gerador de gás quente é um dispositivo essencial para as indústrias que necessitam realizar a secagem de algum produto (grãos, fertilizantes, minério, etc…), de uma forma mais rápida e eficaz. Mas afinal, quais são as verdadeiras vantagens desse equipamento?
Confira com a gente a seguir e se surpreenda!
Dimensões compactas
Passou o tempo em que esse tipo de equipamento demandava um espaço gigantesco para ser instalado! Hoje em dia, os geradores de gás quente ou gerador de ar quente podem ser encontrados em modelos compactos, que cumprem com as mesmas funções com o diferencial de ocupar menos espaço na sua produção!
Facilidade de operação e manutenção
Se a sua grande preocupação é referente a operação deste equipamento, pode ficar tranquilo, que diferente de outros equipamentos do segmento, esse é um realmente simples de ser operado! Além disso, não demanda uma fortuna em manutenção, já que os problemas mais comuns podem ser resolvidos com facilidade.
Possibilidade de automação
A automação de equipamentos como esse é essencial para uma melhor performance na indústria, e o gerador de gás quente é uma excelente opção para quem deseja automatizar todos os processos de forma mais simples, possibilitando um aumento considerável na produção.
Ampla variação de temperatura
Já imaginou um equipamento que operar com um grande range de temperatura! O gerador de gás quente tem essa funcionalidade excelente, que permite uma enorme diversificação de funções.
Economia sustentável
O meio ambiente agradece sempre quando uma indústria opta por um equipamento como esse, isso porque com o dimensionamento correto as emissões de poluentes serão muito reduzidas, ou seja, também é eco friendly!
E agora que você já é um verdadeiro expert de Gerador de Gás Quente, não deixe de conhecer os melhores modelos na Mainflame e encontrar o perfeito para você!