A válvula globo e a válvula de gaveta são dois componentes em diversos tipos de instalações industriais.
Por possuírem aparências semelhantes, pode ocorrer dúvidas sobre o uso adequado para exercer uma função específica em estruturas.
Para facilitar o entendimento sobre a diferença entre a válvula globo e a válvula de gaveta, suas funcionalidades e qual o papel que ela exerce em um projeto de tubulação, acompanhe o texto a seguir. Aproveite sua leitura!
O que é a válvula globo e a válvula de gaveta?
Uma válvula pode ser definida como um componente mecânico responsável por controlar a vazão ou pressão de fluidos, sejam gasosos ou líquidos.
No mercado é comum encontrar diversos tipos de válvulas para utilização em estruturas industriais e cada uma possui uma função específica.
A válvula globo e a válvula de gaveta também são componentes utilizados na indústria. Ambas possuem funcionalidades distintas e possuem um papel importante para manter o bom funcionamento de tubulações.
Válvula globo
A válvula globo possui um formato globular, daí a sua denominação. É um dos tipos de válvulas mais utilizados em aplicações industriais.
Ela possui aberturas de entrada e saída do seu corpo, que podem ser posicionadas conforme a estrutura onde será instalada.
Suas funcionalidades correspondem ao fluxo direto, de ângulo e cruzado. Um destaque para a válvula globo é trabalhar com um plug cônico com movimentos para dentro e fora do fluido. Isso restringe o fluxo e diminui a pressão do fluido.
Válvula de gaveta
Ela recebe esse nome porque parte da válvula de controle do líquido possui semelhança com o abre e fecha de uma gaveta.
A válvula de gaveta não é indicada para controle de pressão, já que trabalha somente com abertura ou fechamento total. Caso a gaveta esteja parcialmente fechada, o fluxo de líquido pode causar danos à válvula.
Esse modelo utiliza uma haste para que a gaveta faça um movimento de cima para baixo na haste da válvula. Tanto a gaveta como a haste sobem e descem simultaneamente.
Principais diferenças entre a válvula globo e a válvula de gaveta
Uma vez que já sabemos as características básicas da válvula globo e da válvula de gaveta, vamos conhecer as principais diferenças entre elas.
Estrutura e instalação
Em relação à válvula globo, a válvula de gaveta possui uma estrutura maior e de mais complexidade. Mesmo quando possuem o mesmo diâmetro, a válvula de gaveta se apresenta com maior altura do que a válvula globo.
Outra diferença em relação à estrutura da válvula de gaveta é seu portão ter um formato de cunha, faca ou construção paralela, o que não ocorre com a válvula globo.
A instalação também é diferente. Como vimos acima, a válvula de gaveta pode ser instalada em diversas posições, o que não ocorre com a válvula globo, que só pode ser instalada em uma mesma direção.
Funcionamento
A válvula globo pode ser utilizada tanto para a interrupção do fluxo de gases e líquidos, como também para ações de afogamento e regulagem.
Por possuir abertura linear, a válvula globo pode ser implementada em um tubo ou até mesmo em um sistema de distribuição.
A válvula de gaveta pode funcionar de duas maneiras, sendo:
- Sentido horário: o vapor e a gaveta se movem para baixo para evitar que o fluido vaze.
- Sentido anti-horário: a válvula é aberta e o portão se move para cima a partir do fluido.
O modo semiaberto não é recomendado para a válvula de gaveta, pois o fluido pode causar erosão na área da gaveta.
Modo de fluxo
Na válvula de gaveta, o fluxo pode ocorrer em duas direções, possibilitando um fluxo bidirecional.
O fluxo na válvula globo ocorre somente em uma direção, retendo uma quantidade maior de fluido na linha.
Na válvula globo, o fluxo chega a ser 3 a 5 vezes mais resistente do que a válvula de gaveta, sendo que na última a vedação só é realizada quando o fechamento é formado.
Devido a somente o núcleo da válvula globo entrar em contato com a vedação quando a válvula está fechada, ocorrem menos desgastes na superfície da vedação.
Processo de selagem
A vedação da válvula globo apresenta a forma trapezoidal em seu núcleo. Com isso, ela pode ser fechada quando o centro cai.
Já a válvula de gaveta é selada por meio de pressão da superfície de vedação. O seu núcleo e a superfície de vedação estão sempre em contato durante o processo de abrir e fechar, o que facilita a ação.
No caso da válvula de gaveta, mesmo que seu centro caia, não haverá o fechamento, como ocorre com a válvula globo.
Aplicações
Por ser mais eficiente na regulagem e controle do fluxo de gás e líquidos, a válvula globo é mais utilizada em operações que exigem maior frequência na abertura e fechamento de linhas, como indústrias de gás e petróleo, que necessitam que a vazão seja controlada de acordo com a operação.
A válvula de gaveta é aplicada em diversos tipos de sistemas de distribuição, já que possui grande eficiência na interrupção do fluxo de líquidos. Geralmente são utilizadas em indústrias químicas, alimentícias, usinas, mineração e sistemas hidráulicos.
Modelos
Os principais modelos de válvula globo disponíveis no mercado são:
- Angular: com atuador pneumático e corpo tipo Y.
- Globo reta ou T: esse é o mais comum.
- Y ou 45.º: promove maior segurança por interromper a vazão completa de fluidos.
- Aerodinâmicos: promove perda mínima da carga, mesmo em condições mais hostis.
- Fundo de tanque: libera e retém o fluxo.
- Agulha: indicada para o controle fino do fluxo.
- Globo não retorno: realiza o bloqueio total e protege o equipamento contra um refluxo.
Os modelos presentes no mercado para a válvula de gaveta são:
- Haste ascendente: é fabricada de maneira forjada ou fundida, em ferro e bronze.
- Haste fixa: confeccionada em ferro, bronze ou aço.
- Fecho rápido: é fabricado em bronze.
Agora que você conhece as principais diferenças entre a válvula globo e a válvula de gaveta, consulte as opções da Mainflame.
Adquira válvula globo e válvula de gaveta com a Mainflame
Com mais de 10 anos no mercado, a Mainflame trabalha com soluções completas para instalações industriais.
Com um amplo portfólio de produtos, a Mainflame se destaca tanto pela qualidade como pela eficiência, tanto de equipamentos como para sistemas de combustão industrial como serviços de assistência técnica.
Esse artigo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.
Até a próxima!