A norma NR-13 deixa explícito que caldeiras são equipamentos que produzem e acumulam vapor sob pressão superior à atmosférica, e é por esse motivo que pode causar explosões e incêndios quando mal utilizadas, e a adoção de algumas medidas de segurança se tornam essenciais para proteger a saúde daqueles trabalhadores que serão responsáveis pela operação do maquinário.
Infelizmente, as explosões e incêndios são considerados o risco número um para quem trabalha com esse tipo de equipamento, por isso mesmo a norma NR-13 é fundamental para garantir as boas práticas nesses ambientes.
Quer saber como prevenir esses riscos? Então venha com a gente conferir esse guia completo e evitar uma explosão envolvendo as caldeiras! Você com certeza vai se surpreender!
Caldeiras: quais são os principais riscos associados?
As caldeiras são equipamentos essenciais para uma diversidade de segmentos industriais que as utilizam em diversos processos de produção, desde o segmento alimentício, até o farmacêutico. Porém, esses são equipamentos de alto risco, por isso mesmo devem ser operados por quem entende do assunto, seguindo todas as normas de segurança!
Um acidente com uma caldeira pode ser fatal, por isso mesmo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção listou como principais riscos associados a esse equipamento os choques elétricos, as queimaduras, intoxicação e quedas.
Com certeza ninguém quer ter um acidente de trabalho envolvendo um equipamento tão perigoso, e é para isso que o manual de normas de caldeiras foi desenvolvido, para garantir a segurança dos trabalhadores que trabalham com sua operação, e fazer com que as indústrias sigam as normas para evitar qualquer tipo de acidente que pode ser fatal, tanto para as caldeiras a gás quanto para as caldeiras a vapor.
As caldeiras e vasos de pressão devem ser também utilizados por profissionais que estejam devidamente preparados e treinados para esse tipo de operação, que pode não ser tão complexa, mas requer muito conhecimento e principalmente cuidados.
Quais são as principais medidas de segurança em caldeiras?
Como você viu, os riscos envolvendo as caldeiras industriais podem ser fatais, por isso mesmo é preciso estar por dentro de todas as medidas de segurança que são necessárias para garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores que as operam.
A NR-13 diz que é uma responsabilidade do empregador a adoção de medidas de segurança em caldeiras, assim como as dos vasos de pressão que forem instalados na indústria. E com certeza o fornecimento de EPI’s são fundamental na contratação dos profissionais habilitados, fazendo parte dessas medidas.
Porém, para muito além disso, existem outras medidas que devem ser adotadas para garantir a segurança de toda a equipe, assim como da indústria em geral. Confira!
1 – Informações sobre as caldeiras
A primeira medida é uma das mais importantes para garantir a segurança das caldeiras, é garantir que as informações essenciais como nome do fabricante, data e ano de fabricação estejam aplicadas de forma visível na parte exterior da caldeira.
Outra informação muito importante que deve estar explícita para os trabalhadores que a estão utilizando, é a pressão máxima que ela suporta, ou seja, a capacidade de produção de vapor, assim como a superfície de aquecimento, que será essencial para o operador.
2 – Instalação
A NR-13 também determina que as caldeiras sejam sempre instaladas em ambientes abertos, que estejam no mínimo 3m de distância das instalações da empresa, assim como dos depósitos de combustíveis.
Elas também devem estar o mais longe possível de vias públicas, e são necessárias pelo menos suas saídas amplas e desobstruídas para o caso de acidentes, assim como uma iluminação bem planejada e específica tanto para a noite quanto para o dia, e para evitar quedas, os guarda-corpos também são essenciais!
Você até pode optar pela instalação em ambientes internos, mas as regras são ainda mais rígidas, devendo ser construída em um prédio separado dos demais, com materiais à prova de fogo e ventilação permanente.
3 – Inspeções periódicas e extraordinárias
E por último, nada mais inteligente para garantir a segurança das caldeiras industriais a gás ou a vapor do que estar sempre atento a possíveis falhas, e para isso, as inspeções periódicas e extraordinárias serão as suas melhores amigas!
Pensando na saúde física e na vida dos trabalhadores que operam esse tipo de maquinário, a NR-13 especifica que as caldeiras sejam obrigatoriamente submetidas a inspeções, que podem ser feitas de forma periódica ou extraordinária, conforme a necessidade da indústria.
E agora que você já sabe essas dicas essenciais e importantes para não ter nenhum tipo de acidente com caldeiras na sua indústria, não deixe de conhecer as soluções da Mainflame! Além de itens exclusivos que podem revolucionar a sua produção!